terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ainda nem esfriou a vitória nas eleições e...

Na comuna do Lutembo, município do Lumabala Nguimbo, província do Moxico, o Administrador local, Cristiano Maliti orientou a retirada de bandeiras do PRS e da UNITA no dia 17 de Setembro corrente nos bairros daquela circunscrição.
De acordo com fontes no local, o Administrador e primeiro Secretário Comunal do MPLA, orientou um grupo de 4 miliatres das FAA sob comando do Sr. Mamionga, que começou com a operação no Bairro de Kawiyama.

A missão deste efectivo é de retirar as bandeiras da UNITA e do PRS nos bairros ao longo da estrada que liga o Lumabala Nguimbo à cidade do Luena, capital da província do Moxico.

Num outro desenvolvimento, enfermeiros que no quadro do Protocolo de Lusaka integraram pela UNITA os serviços públicos de saúde, foram ameaçados de perderem os seus empregos na Comuna da Galanga, no município do Londuimbale, província do Huambo.

Falando à Rádio Ecclésia nesta segunda-feira, um dos afectados disse que as ameaças foram proferidas por supeirores hierárquicos dos serviços de saúde na Galanga afectos ao MPLA, que acusam as vítimas de terem servido como delegados de lista da UNITA nas eleições de 5 e 6 de Setembro.

As ameaças foram abrangentes para os familiares dos enfermeiros em causa, dentre eles esposas e filhos que são intimidados por se identifarem com o Galo Negro.

Recorde-se que na manhã do último Sábado, 20 de Setembro, o executivo muncipal da UNITA no Andulo, provincia do Bié, foi raptado em plena reunião de trabalho, por elementos da cpolícia nacional, a mando do seu comandante municipal.

Os quadros da UNITA chefiados pelo seu titular no Andulo José Chindele, foram soltos horams mais tarde depois da intervenção do Comandante provincial da polícia por se confirmar não terem cometido crime algum.

Este é o quadro que se verifica depois dos resultados eleitorais, onde o MPLA saiu vencedor contrariando assim as promessas de uma governação democrática e ao serviço de todos os angolanos.

Sem comentários: