terça-feira, 29 de julho de 2008

Começamos em 11º e Vamos Mudar Angola com o 1º nos votos

Partido de Renovação Social (PRS) será o primeiro partido angolano dos 14 concorrentes às eleições legislativas de 05 de Setembro próximo em Angola a figurar nos boletins de voto, ditou hoje o sorteio realizado na Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

O sorteio público, realizado na capital angolana e transmitido em directo pelos órgãos de comunicação social angolanos, na presença de representantes da CNE e representantes dos diferentes partidos políticos, ditou também que o MPLA e a UNITA ficassem um a seguir ao outro, nas 10ª e 11ª posições.

Segundo o sorteio, a seguir ao PRS surgirão o Partido Liberal Democrático (PLD), Frente para a Democracia (FpD) e Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP/ANA).

Depois figurarão a coligação Plataforma Política Eleitoral (PPE), Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Partido de Aliança da Juventude Operário-Camponesa/Partido Popular (PAJOCA/PP) e Coligação Fórum Fraternal Angolano (FOFAC).

Para o fim, os boletins de voto contarão com os nomes da Coligação Nova Democracia (ND), Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Partido de Apoio Democrático para o Progresso de Angola (PADEPA), Partido Renovador Democrático (PRD) e Coligação Aliança Democrática (AD).

Sorteados foram também os tempos de antena para os partidos políticos na Televisão Pública de Angola (TPA) e na Rádio Nacional de Angola (RNA), que estarão no ar durante o período da campanha eleitoral, que começa a 05 de Agosto e termina a 03 de Setembro, dois dias antes da votação.

Nesse sentido, para a televisão, o primeiro partido a ocupar o tempo de antena de cinco minutos diários cada, que começa às 19:15 locais (mesma hora em Lisboa) será o PADEPA, seguido pela UNITA, FOFAC, FNLA, AD-Coligação, PDP/ANA, PRS, PRD, MPLA, PLD, Nova Democracia, FpD, PPE e PAJOCA.

Para a rádio (RNA), cada uma das candidaturas terá 10 minutos de tempo de antena, tendo ficado definida da seguinte forma: FpD, PRD, Nova Democracia, Coligação AD, PDP/ANA, PAJOCA, PLD, PPE, FNLA, FOFAC, PRS, UNITA, MPLA e PADEPA.

As rádios privadas também estão incluídas no exercício do direito de antena para os partidos políticos.

Ao intervir no final do sorteio, o presidente da CNE, Caetano de Sousa, disse que, com este acto, estão reunidas as condições para a impressão dos boletins de voto, tendo pedido aos mandatários dos partidos políticos para fazerem chegar a tempo as especificações requeridas a respectiva impressão.

fonte: Notícias Lusófonas (http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=21355&catogory=Angola)

A Comunicação social angolana não pode ser amordaçada

Depois do que fizeram com a Rádio Despertar, como aqui já relatado, ou seja, mandaram suspender a voz livre da Despertar porque, segundo os senhores do MPLA, chegava a zonas angolanas que não lhes interessava que soubessem certas verdades escamoteadas ao Povo livre de Angola, tem-se verificado que há portais noticiosos, alguns dos quais até nem concordamos com a sua linha editorial que estiveram silenciadas ou continuam “paradas”.
Durante dias o portal Angonotícias esteve inactivo; depois de muita especulação os editores do Angonotícias vieram dizer num comunicado que tinha sido problemas do servidor. Há cerca de dois anos, mais concretamente em Novembro de 2005, também por razões técnicas este portal esteve um tempo inactivo.
E tal como o Angonotícias também o Correio Digital esteve acalado durante um curto período.
Mas se o Angonotícias esteve cerca de uma semana o que dizer do VOA-Multipress que reapareceu na Internet, desta feita com um novo visual e sem qualquer indicação do porquê da sua inactividade, por acaso desde a altura do Angonotícias e do Correio Digital – até parece que o servidor era o mesmo – o que, no mínimo é estranho.
E para que o leque seja completo, verifica-se que também o Semanário Angolense se mantém inalterável desde a edição 273, de 12 a 19 de Julho.
Coincidências ou alguém quer amordaçar a liberdade de opinião em Angola em vésperas das eleições.
É por estas e pelo Povo que Angola Vai Mudar!