terça-feira, 29 de julho de 2008

Começamos em 11º e Vamos Mudar Angola com o 1º nos votos

Partido de Renovação Social (PRS) será o primeiro partido angolano dos 14 concorrentes às eleições legislativas de 05 de Setembro próximo em Angola a figurar nos boletins de voto, ditou hoje o sorteio realizado na Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

O sorteio público, realizado na capital angolana e transmitido em directo pelos órgãos de comunicação social angolanos, na presença de representantes da CNE e representantes dos diferentes partidos políticos, ditou também que o MPLA e a UNITA ficassem um a seguir ao outro, nas 10ª e 11ª posições.

Segundo o sorteio, a seguir ao PRS surgirão o Partido Liberal Democrático (PLD), Frente para a Democracia (FpD) e Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP/ANA).

Depois figurarão a coligação Plataforma Política Eleitoral (PPE), Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Partido de Aliança da Juventude Operário-Camponesa/Partido Popular (PAJOCA/PP) e Coligação Fórum Fraternal Angolano (FOFAC).

Para o fim, os boletins de voto contarão com os nomes da Coligação Nova Democracia (ND), Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Partido de Apoio Democrático para o Progresso de Angola (PADEPA), Partido Renovador Democrático (PRD) e Coligação Aliança Democrática (AD).

Sorteados foram também os tempos de antena para os partidos políticos na Televisão Pública de Angola (TPA) e na Rádio Nacional de Angola (RNA), que estarão no ar durante o período da campanha eleitoral, que começa a 05 de Agosto e termina a 03 de Setembro, dois dias antes da votação.

Nesse sentido, para a televisão, o primeiro partido a ocupar o tempo de antena de cinco minutos diários cada, que começa às 19:15 locais (mesma hora em Lisboa) será o PADEPA, seguido pela UNITA, FOFAC, FNLA, AD-Coligação, PDP/ANA, PRS, PRD, MPLA, PLD, Nova Democracia, FpD, PPE e PAJOCA.

Para a rádio (RNA), cada uma das candidaturas terá 10 minutos de tempo de antena, tendo ficado definida da seguinte forma: FpD, PRD, Nova Democracia, Coligação AD, PDP/ANA, PAJOCA, PLD, PPE, FNLA, FOFAC, PRS, UNITA, MPLA e PADEPA.

As rádios privadas também estão incluídas no exercício do direito de antena para os partidos políticos.

Ao intervir no final do sorteio, o presidente da CNE, Caetano de Sousa, disse que, com este acto, estão reunidas as condições para a impressão dos boletins de voto, tendo pedido aos mandatários dos partidos políticos para fazerem chegar a tempo as especificações requeridas a respectiva impressão.

fonte: Notícias Lusófonas (http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=21355&catogory=Angola)

Sem comentários: