segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Detidos activistas do PADEPA pró-UNITA

Treze activistas da ala do PADEPA identificados com Carlos Leitão foram detidos, pela Polícia, em Luanda, quando se preparavam para a mobilização de cidadãos para votarem na UNITA.

Segundo Carlos Leitão, o acto ocorreu esta manhã, no bairro do Rangel, um dos subúrbios de Luanda em que o PADEPA goza de influente apoio. Precisou que os detidos encontram-se na unidade policial da oitava esquadra e até ao momento não há qualquer esclarecimento sobre as razões da sua detenção.

Carlos Leitão afirmou que desde que anunciou o seu apoio à UNITA, na semana passada, os seus movimentos têm sido seguidos e a sua residência constantemente vigiada por elementos que suspeita serem da Polícia, vestidos à paisana.

«Hoje nós tínhamos programado uma actividade de mobilização porta a porta, à nível da província de Luanda, e à nível do Rangel nós orientamos treze activistas para realizar este trabalho, que devia iniciar às 8h30m. Acontece que nos arredores da sede já havia indivíduos vestidos à paisana com rádios de comunicação. A viatura de marca Hiace, que transportava os nossos companheiros para levar a mensagem em nome da UNITA foi interceptada pela Polícia. Portanto, levaram os nossos colegas e até agora estão na oitava esquadra ao município do Rangel, sem qualquer explicação.»

Carlos Leitão considera que a detenção dos seus companheiros enquadra-se numa estratégia de intimidação e de perseguição aos elementos do PADEPA que não se revêem na ala liderada por Silva Cardoso, que afirma gozar de apoio institucional.

«Com este trabalho que eu e demais colegas estamos a levar a cabo a favor da UNITA começaram as detenções, começaram os actos de intimidações. E acredito que a estratégia que vão utilizar é colocar à frente Silva Cardoso para ir buscar outros enquadramentos para inviabilizar este apoio decidimos dar à UNITA.»

A ala do PADEPA liderada por Carlos Leitão anunciou o seu apoio à UNITA na passada segunda-feira, depois de ter sido inviabilizada pelo Tribunal Constitucional a sua intenção de concorrer às eleições de 5 de Setembro à favor da facção dirigida por Silva Cardoso.

A Voz da América tentou obter da Polícia algum esclarecimento sobre o caso, mas todas as tentativas efectuadas nesse sentido foram inglórias.

Sem comentários: