segunda-feira, 11 de agosto de 2008


Líder da UNITA conquistou
o coração do povo angolano

A imagem carismática e diplomática de Isaías Samakuva, presidente da UNITA, já conquistou o coração do povo angolano. Com simplicidade e sabedoria, Samakuva despertou a consciência dos angolanos para a mudança da liderança politica da nação que será concretizada no dia 5 de Setembro, através do voto democrático.

Com um discurso coerente e pacifico sobre a realidade nacional e propostas claras que pregam direitos iguais para todos, o líder do principal partido da oposição revela coragem, determinação, maturidade e inteligência na abordagem dos assuntos que visam a reestruturação moral, cultural e operacional do Estado, hoje atrelado aos interesses de um único partido.

“O nosso objectivo é transformar a sociedade Angolana, tornando-a mais democrática, mais justa, transparente e próspera. Para tal, temos de ser poder e, para sermos poder, temos de ganhar as eleições que se avizinham”, diz Samakuva, para quem a vitória da UNITA “será a vitória de todos os angolanos”.

Eleito Presidente da UNITA em Junho de 2003, durante a realização do IX Congresso do partido do povo, com mais de 80% dos votos, em substituição ao Presidente fundador o saudoso Dr. Jonas Malheiro Savimbi, Isaías Samakuva é filho de Henrique Ngola Samakuva, Pastor da Igreja Evangélica e Congregacional de Angola e de Rósília Ani Ulundu.

Nasceu aos 8 de Julho de 1946 em Silva Porto Gare, actual Kunje, na província do Bié. É casado com Albertina Inês Satuala Samakuva, pai de cinco filhos e avo de um neto. Estudou Ciências Politicas e Sociais na Open University de Londres e Relações Internacionais no Instituto de Relações Internacionais de Paris.

Em Outubro de 2006 foi-lhe conferido o grau de Doutor Honoris Causa em Ciências Turísticas pela Universidade de Caserta na Itália. Em Janeiro de 2007 foi eleito Presidente da UPADD - União de Partidos Africanos para o Desenvolvimento e Democracia, em Kampala, Uganda.

É militante da UNITA desde 1974, tendo já exercido diversas funções administrativas e representativas fora e dentro do país.

Samakuva, autor das Dez Teses para a Construção da Democracia em Angola, das 14 verdades sobre a UNITA e das Sete Mensagens sobre as eleições e do ABC da Democracia, é reformado das Forcas Armadas Angolanas com a patente de Brigadeiro.

Sem comentários: